terça-feira, fevereiro 05, 2008

Manifestações populares em Maputo

De: "Betuel Canhanga" <betuel@usa.com>
Assunto: Ainda Sobre manifestacoes

Quando numa casa nao ha pao, ate as formigas se rebeliam!!! Dizia isso um professor meu e na altura eu nao imaginava a dimensao desta frase. Feliz ou infelizmente a cidade Capital de Mocambique acorda hoje sobre fumanca e chamas (Pneus incendiados), algumas montras partidas, estradas barricadas... e muito mais, um momento que nao poderei descrever (primeiro porque estou fora de Maputo e segundo porque acho que momentos desses sao nao descritíveis "pela negativa"). Nessas alturas fale-nos a tecnologia, a RDP e o Jornal online o Pais serviram para dar uma pequena ideia do que se esta a passar no terreno. A internet nos levou ate la e de sentimentos virados ao Amor pela pátria ca estamos vergados ao dessabor de uma verdade que há muito se tenta esconder: A VIDA EM MOCAMBIQUE ESTÁ CADA VEZ "MAIS" PIOR (nao sei se pode dizer isso... "mais pior"). Na semana passada, segunda feira os jornais anunciavam:Subida do preco de transportes. Subida do preco do pao. Pais e encarregados de educacao de costas viradas na Matola..... O crime volta à capital do Pais!!! e ficava cada vez mais claro que era imperioso a introducao de um factor ajuizante para melhorar (ou ao menos) equilibrar a vida do cidadao Mocambicano, pena que isso nao tenha sido feito atempadamente, e o resultado disso, é este output mais do que claro!
Ainda na semana passada em conversa com uma camarada meu dissemos: está em vista uma tempestade de bons maus momentos, e eu nao sei como é que Mocambique com tanta gente capaz e capacitada nao conseguiu prever isso e atempadamente impedir que chegassemos a este estremo! Quanta vergonha a nossa!!!
Claro, nao defendo de maneira nenhuma a onda de violencia (vandalismo) que se vive e(ou) viveu em Maputo esta manha, mas mais do que isso, acho ser importante sabermos "capitalizar" a parte boa do mal. Costuma a dizer se nao ha bem sem mal.
É preciso que se pense nao só em parar com o mau estar nas avenidas, veias e artérias de Maputo, mas e mais importante, é preciso investigar e matar o mal pela genése, é importante procurar entender os porques destas accoes? Porque é que o Povo se rebeliou?
E acho esta uma boa oportunidade para (sem fazer auditoria a ninguem, sem inquerito nenhum), perceber-se que Ha coisas básicas que devem ser tratadas com mais carinho do que aquele que vinhamos dispensando pra o efeito! Espero que nao hajam aproveitamentos politicos nessa estoria toda, espero que se olhe pra o problema de vida de um povo no seu todo, porque isso é o mais importante. Nao podemos viver disfarcando o mal, como um Juiz dizia a anos atrás (a verdade cai por si só!!!).
Nao vou perder tempo a fazer contas, porque todos sabemos oque é salario minimo em Mocambique, sabemos tambem que ha pessoas que devem fazer 2 a 3 ligacoes para chegarem a seus postos de servicos (e nao dormem nos seus servicoes), sabemos que jovens e criancas exercem a mesma ginastica para chegarem as escolas, sabemos qual é a média do agregado familiar em Mocambique, sabemos sobre indices de desemprego, sabemos tudo isso, oque é que esperamos de um Pais vivendo nas condicoes como as nossas?
Será que custa muito perceber que é preciso um sério investimento na área dos transportes? Que de alguma maneira o estado devia subscidiar esta actividade e ou ter uma componente virada aos transportes que respondece às necessidades do Povo? falo dos transportes claro porque é a fonte da noticia do dia, mas era preciso comecarmos a reduzir a distancia entre os nossos discursos e a pratica!!!...
Temos as empresas Transpostes públicos (nao direi de Maputo, porque este é um problema que se vive em tantas outras cidades), será que nao temos condicoes de potenciar estas empresas? Acham mesmo que nao temos dinheiro pra comprar machimbombos que em número adequado sirvam as nossas necessidades? Haja paz! Disculpem-me,mas em algum momento temos que ser sério!!!
Tenho certeza de que teremos registos de mortes, feridos, presos, teremos vários outros danos, de coracao a sangrar quero enderecar pesames e sentires a todos so que directa ou indirectamente forem atingidos por estas manifestacoes.


De: jorge matine jorgematine@yahoo.com.br
Re: Sobre manifestacoes

estar no bom caminho pode significar que estamos seguindo correctamente o guiao, como tambem que a nossa intencao de chegar a um determinado objectivo nao esta esfumada. entao temos uma mistura de vontades e disciplina. e isso so nao basta para tamanho entusiasmo.
parece-me que estas manifestacoes representam outras coisas, uma falta de orientacao dos mocambicanos sobre como controlar o seu futuro. a arrogancia dos chapas, que herdaram do sistema politico pouco inclusivo e paternalista, podem em primeiro lugar caracterizar este tipo de manifestacoes. muita coisa por reflectir.
Share/Save/Bookmark