quinta-feira, março 06, 2008

Excerto do discurso de Samora Machel

Excerto do discurso de Samora Machel, aquando da tomada de posse do Governo de Transição em 1974

"Queremos chamar atenção ainda sobre um aspecto fundamental: a necessidade de os dirigentes viverem de acordo com a política da Frelimo, a exigência de no seu comportamento representarem os sacrifícios consentidos pelas massas. O poder, as facilidades que rodeiam os governantes podem corromper o homem mais firme.
Por isso queremos que vivam modestamente com o povo, não façam da tarefa recebida um privilégio e um meio de acumular bens ou distribuir favores.
A corrupção material, moral e ideológica, o suborno, a busca do conforto, as cunhas, o nepotismo, isto é, os favores na base de amizade, e em particular dar preferência nos empregos aos seus familiares, amigos ou a gente da sua região fazem parte do sistema de vida que estamos a destruir. "
----------------------------------------------------------------------
Comentários:

De: Noa Inacio inacio lubanhane@yahoo.com.br


Cordiais Saudacoes a todos

Tenho estado nos ultimos dias a ouvir cada vez mais SAMORA. Sendo citado na Internet, nas músicas, nos debates televisivos, SAMORA VIVE, como diz a obra e parece viver mais a cada dia que passa.

Bem nào quero aquí falar de SAMORA pois ja o fiz num texto escrito que pode ser encontrado no blog noainacio.blogspot.com com o título O QUE A GERACAO POS-SAMORA SABE SOBRE SAMORA para o qual convido-te a ler.

Se nao é para falar de SAMORA concretamente, aproveito para dizer que tenho sentido para minha satisfacao que SAMORA tem sido um refugio um canto de paz, quer para académicos incoformados, políticos honestos, empresários nacionalistas, enfim por uma mescla de pessoas que realmente se preocupam com a progressào de Mocambique. E o que me deixa mais satisfeito e ver que grande parte das pessoas que sitam SAMORA nào viveram o período SAMORIANO, mas através da história acham que pode-se resgatar parte do período, no que concerne a principios, e estrategias de accao de modo a dinamizar o crescimento do país.

Como Nhachote, disse uma vez, porque nao abordarmos o lado negativo de SAMORA, penso que nós que o citamos, que o exaltamos nào pensamos que ele tenha sido um paranormal, estamos conscientes de que ele era humanos, mas pensamos que o mais importante é olhar para o periodo SAMORIANO, ir buscar o correcto, o bom e deixar o que nao interessa, porque SAMORA esse o saudoso era um e unico, never more, mas como se disse e repito, muito dos principios, objectivos, estrategias, linhas de accao, visào, mostram-se actuais, e cada vez mais actuais. VOLTEMOS AO PASSADO E BUSQUEMOS O QUE TEM LA ATRAZ QUE NOS INTERESSA. NAO PROCUREMOS SAMORA, PROCUREMOS AS COISAS POSITIVAS DO PERIODO SAMORIANO.

TENDO DITO MUITO OBRIGADO
Noa

albino vallia escreveu>>


Meus Manos,> > O pensamento de samora em todos os aspectos é actual, quer na educação, política, trabalho e aquilo que muitos hoje negam, as aldeias comunais.> > Ora vejamos, as grandes cidades cidades nescem do agloerado de pessoas, para uma boa gestão dos servoços sociais e infraestruturas económicas, o acesso da educação, da saúde, água potável entre outros benefícios que as "aldeias comunais" poderiam trazer para a população.> > Na educação, dizia ele, que era necessário "fazer da escola a base para o povo tomar o poder", isso equivale a dizer que é preciso ter homens instruidos para que possamos dominar a ciência e a técnica e nos tornarmos autónomos nos nossos a fazeres.> > No trabalho segundo Samora, "a pontualidade é regra de disciplina, porque a sirene não marca a hora de chegada à fabrica, mas sim a hora do começo do trabalho" e hoje assistimos grandes problemas de horários, vezes sem conta chegaas a uma instituição as 07:30 ninguem lá está e as vezes até as 08:00 portas ainda fechadas.> > Por isso, continuo a dizer que o pensamento de samora é válidos em todos os tempos.

> > jorge matine escreveu:>

mano nhachote

> > penso que samora deve ser estudado, nao so pelas suas convicoes politicas, mas como um estadista, incluindo o seu aparato ideologico e pensamento de estado. acho que os problemas que hoje temos em mocambique, nao podem ser reduzidos ao desaparecimento de samora. o que levou samora a definir esses problemas de corrupcao material, moral e ideologica aqui relatados como aqueles que contribuem para a perpetuacao da desigualidade mocambique? ou como prioridades da governacao da frelimo? que mecanismos a frelimo criou para que os seus dirigentes nao fossem corrompidos? e samora faz esta declaracao em 1974 e porque ate hoje esta declaracao parece actual?
> > sao algumas perguntinhas mano que levanto quando leio esta declaracao de samora.
> > um abraco
> > la famba bciha
> jorgematine> http://www.chapa100.blogspot.com/


luis nhachote escreveu:

A propósito... é mesmo para lembrar a quem se esqueceu e dar a conhecer a quem não ouviu samora dizer isto.> > > > > >

Excerto do discurso de Samora Machel, aquando da tomada de posse do Governo de Transição em 1974


"Queremos chamar atenção ainda sobre um aspecto fundamental: a necessidade de os dirigentes viverem de acordo com a política da Frelimo, a exigência de no seu comportamento representarem os sacrifícios consentidos pelas massas. O poder, as facilidades que rodeiam os governantes podem corromper o homem mais firme.

> Por isso queremos que vivam modestamente com o povo, não façam da tarefa recebida um privilégio e um meio de acumular bens ou distribuir favores.

> A corrupção material, moral e ideológica, o suborno, a busca do conforto, as cunhas, o nepotismo, isto é, os favores na base de amizade, e em particular dar preferência nos empregos aos seus familiares, amigos ou a gente da sua região fazem parte do sistema de vida que estamos a destruir. "
> Repassem!


Zualo escreveu:

DIZ-SE POR AI NOS VELHOS DITADOS QUE O IMPOSSIVEL É NASCERMOS DE NOVO MAS, COLEGAS UM DIRIGENTE LIMPO "COMO SAMORA MACHEL COM ESPIRITO UNIDO ÁS SUAS AC,COES, COMPROMETIDO COM OS ANSEIOS DO POVO E RARO NOS DIAS DE HOJE EM AFRICA ONDE O PODER AS VEZES É HEREDITARIO PARA SE COBRIR ASPECTOS NAO ABONATORIOS PARA A GOVERNACAO.
Share/Save/Bookmark