terça-feira, março 25, 2008

O que a juventude de Moçambique não deve imitar dos portugueses

Joao Craveirinha escreveu:

Introdução

A má-educação, falta de respeito pelos mais velhos, existente em Portugal , quer em casa quer na escola, resulta nesta situação lamentável numa Escola portuguesa com certeza que poderão ver no vídeo inserido na peça textual.
E os nossos jovens "neo-colonizados" pela RTPÁfrica se tornarão de ainda mais imitadores de jovens portugueses mal-criados (bem bastavam os que cá temos).
Note-se que incrivelmente é em Moçambique onde a RTPÁfrica tem maior audiência pelo sinal aberto prejudicando a televisão pública TVM. São cerca de meio milhão por dia que visionam a RTPÁfrica em manifesta invasão do espaço directo em Moçambique "violando o espaço da soberania cultural". (Bem é mais uma de muitas).
É uma situação que nem em Portugal acontece onde a RTPÁfrica não tem sinal aberto em directo, somente por Cabo u parabólica como em Angola que não aceita essa violação. Será se calhar por isso que a TPA tem evoluído mais rápido que a TVM.
A "culpa" não é de Portugal mas sim das autoridades ou Governo de Moçambique que a esse neo-colonialismo permitem. A lavagem cerebral já começou há muito tempo e nem nos tempos da "assimilação colonial do indígena" seria possível.
Isto foi um aparte porque nada do que se consome é "inocente". E cada vez mais em Televisão naquilo que seria definido por Horkheimer em 1947 como Dialéctica do Iluminismo - cultura de massas (hoje Indústria da Cultura) e parafraseando Kant diríamos que esta massificação serviria para "consolidar uma menoridade mental" estimulada pelos "mass media" com programação de chacha indutora de mediocridade. Terminado esta breve introdução ao tema principal citaria Karl Popper que alertou-nos que a Televisão: (pode ser) Um Perigo para a Democracia. Amen! JC

P.S. Resta-nos a consolação que raros mas ainda há exemplos de professoras portuguesas, abnegadas no exercício das suas funções. A moral da estória poderia ser esta: se estes miúdos (do vídeo) na sua maioria, não respeitam os pais em casa que lhes estragam satisfazendo todos os seus caprichos, a quem irão respeitar? O que dizer mais? Bem, mal, em Moçambique os filhos "roubam" os Mercedes (de serviço oficial) aos pais e estatifam-nos. Bem nem sempre são Mercedes mas...

Vídeo: professora está deprimida
2008/03/22 11:54- LM
Tem estado recolhida em casa e não quer falar. Sente-se «enojada»
Multimédia: vídeo

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=930790&div_id=291#
Deprimida, fechada em casa e sem querer falar do assunto e até «enojada» de ver o vídeo. É assim que se sente Adozinda Cruz - a professora de Francês, do Carolina Michaelis, agarrada e empurrada por uma aluna de 15 anos a quem tentava tirar o telemóvel na sala de aula. «Está deprimida e quer resguardar-se» do mediatismo a que foi sujeita após a colocação do vídeo na internet, disse fonte próxima da docente ao DN.
O Correio da manhã acrescenta que a professora tem estado em casa recolhida e sem querer falar sobre o assunto, já tendo recebido a solidariedade de outros docentes. Face à repetição constante das imagens na abertura dos telejornais, a professora terá dito a colegas que «não está habituada a andar na ribalta e que está enojada de ver o vídeo».
Colega de Adozinda Cruz na instituição de ensino, Fernando Charrua explicou ao DN que «não deve ser fácil para uma pessoa com aquelas características ver o vídeo a abrir todos os telejornais». A docente de língua francesa, que está no topo da carreira, «é uma pessoa muito recatada, que fez um belíssimo trabalho e trabalhou que se fartou» na Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens [APPEJ] «e agora é vilipendiada».

O que diz o Estatuto do Aluno
O novo Estatuto do Aluno proíbe os alunos de levar telemóveis para as escolas e, sobretudo, usá-los de forma perturbadora nas aulas. Como tal, Patrícia, de 15 anos, deveria ser castigada. Por tudo o mais que aconteceu durante a luta com a professora pela posse do telemóvel, nomeadamente berros, empurrões, e total insubordinação e falta de respeito pela professora, a aluna poderá ser suspensa até dez dias ou transferida de escola.
Só que, segundo o JN, a Escola Secundária Carolina Michaelis ainda não adaptou o seu regulamento interno ao novo Estatuto do Aluno. Ainda segundo o mesmo jornal, a escola terá questionado a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) sobre as regras que deverá seguir.
AO JN, Fernando Charrua, professor de Inglês no Carolina, defendeu que «devia ser aplicada a pena máxima [transferência de escola] à aluna. Não tenho dúvida. A aluna pode ter-se descontrolado, mas teve um comportamento completamente desajustado e humilhou gratuitamente a professora, que vai acabar a sua carreira com esta mágoa».


Estatuto do Aluno tira ou dá mais autoridade ao professor?
O PSD quer que o Governo altere o Estatuto do Aluno, que acusa de ter retirado autoridade aos professores e de permitir que os alunos façam o que quiserem na sala de aula sem chumbar o ano.
O deputado Pedro Duarte, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, disse à SIC Notícias, que os alunos não chumbam o ano por faltas e que podem ser indisciplinados sem chumbar o ano e pediu mudanças ao Estatuto do Aluno.
Esta reacção surge um dia depois de o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, ter dito, em entrevista à TSF, que o novo Estatuto do Aluno permite combater os casos de violência nas escolas, tendo lamentado o caso da aluna que agrediu a professora na escola Secundária Carolina Michaelis por causa de um telemóvel.
Valter Lemos frisou que o Governo, ao aprovar o novo Estatuto do Aluno, deu às escolas um instrumento para reforçar a autoridade dos professores, bem como a proibição do uso de telemóveis nos estabelecimentos de ensino.
«É necessário continuar a reforçar a autoridade dos professores nas escolas e das escolas sobre essas situações» de agressão, «para que possam agir de forma atempada e útil na resolução» de casos como o que ocorreu no Porto, sublinhou à TSF.


Custódio Duma escreveu:

Nao seria o contrario sem a TVM tivesse o espaço maioritário.

Principal programacao da TVM sao novelas brasileiras e musica pandza e dzukuta (um apelo a pornografia, o que outro cantador acabou divulgando atraves de um video amador em pleno acto).

As vezes fico na duvida sem a TVM é publica ou privada porque ate os programas do jogo, via sms proliferam sem regra. Junta-se o chat da noite que proporciona encontros.

Mais do que um problema de imitar os portugueses, parece que nós temos tambem muito por vender.

E concordo com o mestre quando responsabiliza o governo mocambicano.

Sorry


w















Share/Save/Bookmark