quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Maputo: Policia abate assaltantes quando preparavam-se para entrar em acção.

IMAGENS DOS ASSALTANTES ABATIDOS NA MANHÃ DE HOJE EM MAPUTO
A Policia da República de Moçambique (PRM) foi a tempo de neutralizar os bandidos e evitar que eles assaltassem à mão armada mais um estabelecimento na cidade de Maputo


Um dos indivíduos atingidos pelos policias



carro em que se faziam transportar os bandidos
com alguns deles no chão
Imagens enviadas por Santos Chitsungo ao MoçambiqueOnline

Share/Save/Bookmark

OBAMA SERIA ASSASSINADO...


Estimados(as),

...Li com atenção a intervenção da escritora britânica, que alguns consideram zimbabweana(?), Doris Lessing (Nobel de Literatura 2007) e de certo modo concordo com ela sobre a possibilidade de Barack Obama ser assassinado caso venha a tornar-se presidente. Porém, ao reler duas e três vezes constatei uma forte carga de racismo nas palavras dela. Acho que é um racismo camuflado em feminismo.

Antes de me explicar permitam-me confessar que o meu palpite é que Obama não vença essas eleicções. Essa é uma verdade que vejo também nas selecções africanas durante os campeonatos mundiais de futebol. É uma pena que assim seja! Oxalá isso um dia mude.

Voltando a questão que me leva a escrever devo dizer que acredito que o próprio Obama está consciente de que é um alvo a ser abatido. Martin Luther King Jr., Malcom X e tantos outros também tinham essa consciência mas seguiram em frente porque eram homens de causas. Agora pensar que Obama não pode ser presidente só porque é negro e vai provocar turbulência e será assassinado, para mim isso não tem cabimento.

Aliás, a concretização do sonho de ter um presidente negro nos EUA já vem sendo adiado há muito tempo. Reparem que esse sonho não é só de negros! Por isso, para mim devia se deixar Obama ser presidente, nem que depois tivesse que ser assassinado. Acho que o próprio Obama concordaria comigo nisso.

Mas atenção, mais do que negro "Obama é brilhante" como diz Oprah Winfrey. Então o que falta? DEIXEM OBAMA SER PRESIDENTE, NEM QUE DEPOIS TENHA QUE SER ASSASSINADO.

Abraços Afro
Domi Chirongo



Obama will be killed if he wins says Lessing

STOCKHOLM: If Barack Obama becomes the next US president, he will surely be assassinated, British Nobel literature laureate Doris Lessing predicted in a newspaper interview published yesterday.
Obama, who is vying to become the first black president in US history, "would
certainly not last long, a black man in the
position of president. They would murder him," Lessing, 88, told the Dagens
Nyheter daily.
Lessing, who won the 2007 Nobel Literature Prize, said it might be better if Obama's Democratic rival Hillary Clinton were to succeed in her bid to become the first woman president of the US.
"The best thing would be if they (Clinton and Obama) were to run together. Hillary is a very sharp lady. It might be calmer if she were to win, and not Obama," she said.

http://www.gulf-daily-news.com/Story.asp?Article=208319&Sn=WORL&IssueID=30327

Share/Save/Bookmark

POIS É... - Já não temos os GD que organizavam o povo!...

O Domi Chirongo enviou-nos este texto da autoria da Lina Magaia, publicado no noticias:
----------------------------------------------------------------------

POIS É... - Já não temos os GD que organizavam o povo!...

QUANTAfalta fazem os grupos dinamizadores (GD) organizados que organizavam opovo!... Estas estruturas não partidárias. Qualquer cidadão residentenuma área tinha estes GD para lhe organizar a vida como num condomínio.Era o GD que estudava com os residentes de uma área, os problemas daárea.


Seráque não se pode estruturar a cidade de modo a haver uma estrutura debase funcional e seja interlocutora entre o Estado e a célula base queé a família? Por falta desta estrutura, o Governo do povo, não faloucom o povo o assunto que falava com os operadores dos transportes. Opovo não teve outra via que não se levantar e exigir moderação namarcação dos preços dos transportes. Devido a isso, malfeitoresdesejoso s de fazer mal, aproveitaram- se e criaram distúrbios nascidades -capitais do país e da província do Maputo e arredores.OGoverno pôde falar com os transportadores porque eles têm associações,têm uma federação que os representa. E o povo? Como pode o Governofalar com o povo se não existe nenhuma estrutura de base a representaros mais de um milhão e meio de adultos na cidade de Maputo, porexemplo? Falará, consultará e auscultará os habitantes de Maputoporta- a-porta para saber o que eles pensam?Acabaram com osgrupos dinamizadores. Mesmo lá onde persistem os secretariados dosgrupos dinamizadores, estes já não existem porque não funcionam. Numasociedade que se quer democrática, que estrutura estatal de base para oEstado quer conversar com o seu povo na base, saber o que ele quer?Acabaram com os grupos dinamizadores acusados de serem estruturas doPartido Frelimo. Mas o Partido Frelimo, querendo organizar-se na basetem as células do partido nos bairros. As células dos partidos numasociedade multipartidária como a nossa existem para representarem o seupartido e só militantes desse partido as frequentam. Os gruposdinamizadores devem ser as instituições que representem o Estado nabase. Serem interlocutores do Governo com os governados. Que nome a dara isto que falta na sociedade moçambicana? Digo, uma instituição quepermita o diálogo entre o Governo e os governados. Não é suficiente adecretação dos decretos e leis sem que o povo as conheça. A maioria denós não sabe sequer onde se publicam esses decretos e essas leis.Tenha-se coragem e crie-se uma instituição de base que permita ao povofalar de um modo permanente com o seu Estado, através do seu Governo.Ao povo chegará aquilo que essa instituição faça chegar e já não terãoeficiência os boatos emitidos em celulares com mensagens reencaminhadaspara espalhar a discórdia e trazer perturbação social. As surpresasserã o menores, ou mesmo já não serão porque a vida do povo serádiscutida em público e feita chegar aos seus governantes. A máxima quemuito usava o Presidente Samora era este: "onde nós não estamos está oinimigo", devia ser a que o Governo tivesse como ordem do dia.

Lina Magaia
Share/Save/Bookmark