quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Iniciativa Presidencial de Combate ao SIDA

Caros amigos e compatriotas,

Por cada dia que passa, surge sempre algo para me surpreender. Isso acontece há vários níveis, como por exemplo na maneira como os nossos intelectuais se comportam; no posicionamento dos nossos líderes perante assuntos de capital importância para o desenvolvimento do país; e até mesmo na atitude do meu vizinho perante o meu cachorinho inofensivo.

Desta vez a surpresa caiu-me do céu quando vi a tal da “iniciativa Presidencial de combate ao HIV/SIDA”. O tema em si é muito bonito. E torna-se ainda mais belo se for assunto de imprensa, para puxarem o saco da bufia.

Eu vou concordar com o Bayano Valy, quando indaga o significado desta tal iniciativa. De facto temos instituições que tratam do assunto ou mesmo que deviam tratar dele.

Vou começar a concordar também com aqueles que acreditam que o Dossier HIV/SIDA cria empresários no país. Basta inventar um pequeno projecto sobre o SIDA para começar a chover dinheiro. Os tipos que têm lobies saem em vantagem.

Eu penso que a ideia em si não é má. O Chefe do Estado pode muito bem ter uma iniciativa de combate e prevenção da referida pandemia. Mas não precisa propalado aos quatro ventos. Que se discuta a tal iniciativa num conselho de ministros, e pronto. Quantas ideias geniais os cérebros da função pública não dão como seu contributo para a boa governação? Mas nunca ninguém ousou publicar os nomes de tais indivíduos. São os seus superiores hierárquicos quem se apropriam das suas boas ideias. E tudo para por aí.

O diálogo entre a juventude e o chefe do Estado é salutar. Mas que inventassem um outro tema para tal encontro. Parece-me que o actual tema está repleto de muita hipocrisia. Se pretender-se atribuir tal responsabilidade ao Chefe do Estado, penso que devia-se anteceder pela extinção do CNCS, e de outras instituições criadas pelo Governo para esse fim.

Caso contrário isto soará a politiquices. (me perdoem os políticos).
Há pouco tempo vi um convite para o lançamento de um livro sobre qualquer coisa como “a resposta moçambicana ao HIV/SIDA”. Em menos de uma semana torna-se público o encontro do Chefe do Estado com a juventude, para discutir assuntos ligados ao SIDA. Parece muita coincidência. De igual modo não sei se tal coincidência é em vão. Senão vejamos: a agenda do Chefe do Estado sobre o aludido programa tem o seu início no dia 16 de Fevereiro. No mesmo dia pelas 18h dá-se o lançamento do livro.

Um outro ponto que gostaria de abordar aqui tem a ver com a organização do próprio evento.
Estou habituado a seminários ou conferências, em que dias antes, as pessoas podem submeter um paper a ser apresentado no dia do evento. E ainda antes do próprio dia, os convidados ficam a saber quem será o moderador, quais serão os oradores, etc. Isto não se verifica neste evento para o qual nos convidam na qualidade de jovens. Até parece que vou ao estádio da machava sem saber quem vai jogar.

A coisa ficaria mais clara se dissessem que haverá uma palestra sobre o tema X, no local Y, cujo palestrante será fulano ou sincrano. Falo de palestra devido a sua peculiaridade. Aqui, o palestrante apresenta o seu ponto de vista sobre o tema em causa e a plateia reage. Levantam-se indagações sobre os pontos de discorda ou então dos que não tenham sido bem clarificados. Basta apenas que os interessados na palestra saibam qual o tema a ser apresentado.

Para terminar, tenho a recordar, que o convite ao referido encontro surpreendeu-me pela negativa sobretudo pela sua falta de clareza.

O SIDA está a matar muita gente. Sendo assim devemos tratar o assunto com maior seriedade possível. Não devemos politizar uma questão tão séria que mexe com a vida de muitas famílias moçambicanas.

A juventude tem de facto muitos problemas por levantar em volta desta temática, mas que sejam organizados eventos sérios para tal. Ou então, se a preocupação é de evitar exclusão social, o tema poderia ser discutido abertamente no mercado do Xipamanine, através de um comício popular dirigido especialmente aos jovens.

Book Sambo

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Bayano Valy wrote:
Compatriotas, Alguém pode me dizer porquê o Presidente da República precisa de uma iniciativa de Combate ao SIDA? O quê é que o CNCS está a fazer afinal? Me parece que as actuais estratégias são de se coordenar mais centralmente a luta contra o HIV e SIDA. Sendo que, a criação de mais uma iniciativa mostra que há um desfazamento entre o discurso e a prática. De onde virá o dinheiro para o Chefe de Estado levar a cabo as suas tarefas?
Do seu bolso?
Do CNCS?
Do Orçamento do Estado? .................................................................................. Um dos problemas deste país são os conselheiros do Chefe de Estado que não o dizem que certas intervenções vão contra a política que ele próprio advogou. Quero dizer, o Chefe do Estado traça as políticas e não deve ser sua a tarefa de executá-las. No caso vertente, tem o MISAU para fazê-lo e o CNCS também. Alguém me explique se de facto o Chefe de Estado precisa de uma iniciativa do combate ao SIDA. Para mim é como se estivesse a dizer que o CNCS não está a prestar bom serviço à nação. Se o caso é esse, então que crie outra coisa e não replique iniciativas.........................................................................................................
Um abraço Bayano--------------------------------------------------------------------------------------------MoçambiqueOnline wrote:


PRESIDENTE GUEBUZA REÚNE-SE COM SOCIDADE CIVIL NO QUADRO DA INICIATIVA PRESIDENCIAL DE COMBATE AO SIDAMAPUTO, 14 DE FEVEREIRO DE 2006 - O Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, realiza de 16 a 20 de Fevereiro corrente, encontros com as forças vivas da sociedade civil moçambicana, no quadro da Iniciativa Presidencial de Combate ao HIV/SIDA.Com efeito, o Chefe do Estado moçambicano irá reunir-se com os líderes comunitários oriundos de todas as províncias do País, religiosos, associações femininas, jovens e estudantes, bem como o Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA. Os encontros do Presidente da República com a sociedade civil visam promover uma reflexão sobre os aspectos referentes ao HIV/SIDA, bem como reflectir sobre o papel de cada um dos sectores no combate a esta pandemia. Estes encontros surgem da necessidade de dar continuidade ao exercício de advocacia que tem vindo a caracterizar as intervenções do Presidente Armando Guebuza no âmbito do combate ao SIDA e que teve a sua expressão máxima aquando do encontro com os líderes comunitários na Aldeia 3 de Fevereiro, no quadro das comemorações do 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra o HIV/SIDA, tendo o Chefe do Estado apelado incisivamente ao resgate dos aspectos positivos da nossa cultura e tradição para fazer-se face aos desafios que a pandemia nos impõe.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Apl Moises disse...

Desculpem, pessoal, nao resisti a tentacao de dar aqui 1 pequenissima achega
quanto a questao:
'' A proposito, Araujo, nao entendi uma das suas preocupacoes! Achas mesmo que
o nosso Chefe de Estado tem Conselheiros? Nao me faca rir!''

ESTOU CONVENCIDO QUE O PROBLEMA DOS NOSSOS DIRIGENTES, TANTO OS DO GOVERNO
COMO OS DA OPOSICAO, NAO E PROPRIAMENTE DA FALTA DE CONSELHEIROS! NA VERDADE,
JULGO QUE ELES TEM + INVEJAVEL QUANTIDADE DELES, DIGAMOS, ATE + DO QUE O
NECESSARIO, DESDE PROFISSIONAIS ALTAMENTE FORMADOS, ATE ANALFABETOS, FAMINTOS,
MISEROS E ATE OS DITOS MISERAVEIS, ETC ETC, QUE FARTOS DE SOFRER E EM VAO NAO SE
ESQUECEM E NAO SE CANSAM DE LAMURIAR, CRITICAR, REPROVAR, OPINAR, COM O QUE
SUGEREM SAIDAS, ALTERNATIVAS E SOLUCOES CONCRETAS, E DE FORMA OBJECTIVA, QUE,
SE FOSSEM RESPEITADAS E SEGUIDAS, NAO SO SE EVITARIAM TRAGEDIAS NA ECONOMIA E
POLITICA NACIONAIS, COMO ATE ALCANCAR-SE-IAM RESULTADOS FABULOSOS!!!! MAS, QUE
EU SAIBA, TANTO O NOSSO GOVERNO, COMO A NOSSA OPOSICAO, E MUITOS DOS DIRIGENTES
EM PARTICULAR, PRIMAM NAO SO PELA INCOMPETENCIA, INAPTIDAO, INEFICIENCIA,
IRRESPONSABILIDADE ETC ETC ETC, COMO TAMBEM PELA ARROGANCIA, INDISCIPLINA, FALTA
DE RESPEITO, ANARQUIA, DITADURA, ETC ETC ETC, E NEM SE
INTERESSAM EM MUDAR DE POSTURA. PARA NAO USAR A VELHA EXPRESSAO, QUE EM VERDADE
QUASE JA NEM CHOCA A NINGUEM, NAO DIREI QUE ELES CA'G'RAM PRA TODOS, DIREI
SIMPLESMENTE QUE VIVEM DA POLITICA "ENQUANTO O CAO LADRA A CARAVANA PASSA"!!!
PELO QUE RESUMINDO, NAO E NECESSARIAMENTE O DESCONHECIMENTO TEORICO DOS CAMINHOS
A SEGUIR QUE LHES FAZ COMETER ERROS, E SO QUE NAO QUEREM, RESISTEM EM
CORRIGIR-SE!!!!! AO INVES DE RESPEITAR OS CONSELHOS DAS PESSOAS A QUEM PAGAMOS
PARA LHES ACONSELHAREM, PREFEREM USAR E DITAR AO POVO AS SUAS PROPRIAS
VONTADES, CONVICCOES, CULTURAS PESSOAIS... TODOS NOS ATE DE BORLA CONSTANTEMENTE
LHES DAMOS CONSELHOS BONS - CONSELHOS BONS QUALQUER CIDADAO PODE LER E OUVIR EM
QUALQUER RADIO, JORNAL, "CHAPA", PARAGEM, QUINTAL E ATE, ESCOLA PRIMARIA OU
BARRACAS, A QUALQUER HORA DO DIA!!!!
OUTRA COISA QUE NAO E MENOS VERDADE E QUE OS TAIS DE CONSELHEIROS PROFISSIONAIS
A QUEM PAGAMOS PARA PRESTAR ESSES SERVICOS, E OUTROS VOLUNTARIOS NA AREA
TRANSFORMAM-SE, MOVIDOS POR AMBICOES E GANANCIA DE ORDEM PESSOAL, DE
CONSELHEIROS EM "MOLEQUES", E PASSAM O TEMPO A "ENGRACHAR SAPATOS" DO BOSS, PARA
BENEFICIAR DA SUA SIMPATIA E ANUENCIA NO "ROER "/ARRUINAR A NACAO...
EM RESUMO (HAHAHAHAHAAAAAAAAA!!!!!): EM ALGUMAS PARTES DESTE IMENSO MOCAMBIQUE
AS VEZES ENCONTRAMOS "ESPANTALHOS", MOLEQUES, INCOMPETENTES, A FAZER DE
CONSELHEIROS, DESDE QUE USEM 1 BOM CASACO E APLIQUEM 1 BOM PERFUME!: TAL COMO O
SEU CHEFE!!!!!!!!!!

APL Moises

Anónimo disse...

Eis alguns clips do youtube que convém ter em conta antes de continuarmos a ser vítimas de brain wash pelo Big Pharma:

http://www.youtube.com/watch?v=7qUBagW-xWs&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=mZkrCm9wMKI&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=8l5IDC9bJyE&mode=related&search=
..................

http://www.youtube.com/watch?v=sO9pFFanbCQ
http://www.youtube.com/watch?v=iTp2PrbFkSQ&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=ER2iojyiXe0&mode=related&search=

................
The Greatest Medical Hoax of our Time:

http://www.youtube.com/watch?v=a5K1KdxoZwc

http://www.youtube.com/watch?v=oR1bREKWw2o&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=j9fzIV8Ylnw&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=ae3HsYUJOzM&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=VH08k_GAM9M&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=fYOR0rw0ckM&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=5Dh0IqSgirw&mode=related&search=

..................