terça-feira, dezembro 22, 2009

Top 5 da Blogosfera Moçambicana - Os melhores blogues de Moçambique 2009

Quais foram os 5 melhores Blogues Moçambicanos em 2009 ??

Resposta :

1.
2.
3.
4.
5.
.
.
.
.


Share/Save/Bookmark

15 comentários:

Egidio Vaz disse...

Nero Kalashinikov, Professor Carlos Serra, Júlio Mutisse.

Julio Mutisse disse...

1 - Nero (contundência, com a dormência do Buldozer nº 1 - Egídio - tem se revelado um bom Buldozer, eficaz, directo e claro parabéns miúdo, receberás um vinho por esta condecoração).
2 - As Cartas do Mapengo (escrita simples, romantizada e, por vezes, poetizada)
3 - O blog do cantar moçambicano do Amosse Macamo a.k.a Poiombo (espicaça nos a irmos para além do gum gum dos tambores para ouvirmos a mensagem e percebermos essa mensagem quiçá na perpsectiva de nos percebermos como povo através dos cantares daqueles a quem Deus deu essa missão - não podíamos cantar todos).
4 - Ximbitane (por nos mostrar a sua inserção no submundo que alimenta a série estórias de Maputo)
5 - O defunto Ideias Críticas de Elísio Macamo (mesmo parado há 7 meses, deliciou-nos com análises inspiradoras e educativas durante 5 meses que merecem consulta a todo o tempo)

Esclarecer, devíamos estabelecer os critérios de modo a que fossemos objectivos. É complicado pegar no texto "Malangatana" do Amosse e compará-lo "da Cabra à Sodomia" do Nero e/ou ao "Poema que não te escrevi" do Mapengo para ver o melhor. Mas como tinha que sair o melhor, lá vieram os meus escolhidos.

Já agora, Zenaida, se fores mais regular no próximo ano e manteres esse lado Buldozer no feminino podes suplantar o Nero nas minhas escolhas próximo ano (teimosa, dona de si, ..., ..., ..., dura, uffff)

O Blog do professor Serra, que leio todos os dias, pode entrar nas minhas escolhas entre os melhores se me for permitido discutir ideias nele. Mas estou banido (meus comentários não passam)

Basilio Muhate disse...

Talves realmente fosse importante avaloiarmos por criterios (politica, cultura, legislacao, jornalismo, economia, sociologia, poesia, noticias, etc)

Vamos continuando com a reflexao. Vai ser dificil comparar jornalismo com musica, mas de algum lugar tem que se comecar.

Abracos

Ericino de Salema disse...

- "Oficina de Sociologia", de Carlos Serra, pelo 'senso' de actualidade e proximidade;

- "Bantulandia", de Josue Bila, pelas abordagens que tem feito em torno dos Direitos Humanos.

Cumprimentos,

Ericino de Salema

Zenaida Machado disse...

Eheghhe...
Ta bem...pra o ano prometo.

Tambem acho q deviamos criar categorias. O problema eh q todod nos devagamos um pouco por todas areas. Os unicos fieis ao tema sao os blogs do amosse e o ouri pota que vao para cultura

Nuno Amorim disse...

Egidio,

Concordo plenamente consigo. O meu voto também vai para o Nkutumula. Sem duvidas, a semelhança do Messi que também era vencedor antecipado, o melhor blog moçambicano de 2009 eh o do Nero Kalashinikov.

Abraço e feliz natal a todos.

Nuno Amorim

Unknown disse...

Khutumula

bantulândia disse...

compatriotas bloguistas,

concordo com aqueles que me antecederam defendendo que precisamos de fazer escolhas por categorias, sob pena de lançarmos murros ao ar. Quem é quem no bloguismo na área x ou y? Quem melhor argumenta e suscita debate em política ou cultura?
Contudo, reconheço que temos blogues-tudo, cujo referencial de discussão é pontual e coerente...

Josué Bila

Cocktail Molotov disse...

1 - Nero Kalashnikov
2 - Contrapeso 3.0
3 - Reflectindo
4 - Ideias Subversivas
5 - Modaskavalu
6 - Mocambique on line (mail)
7 - Diario de um sociologo
8 - Cartas a moda antiga
...
999 - Solta-te

Martin de Sousa disse...

Os melhores nas suas áreas
1. Nero
2. Mutisse
3.Amosse
4.Mapengo
5. VAZ

BLOGUE PETULANTE & MAL CRIADO
Shirangano

Blogue Seguidista
O Patriota

Nero Kalashnikov disse...

A todos os que votaram em mim, muito obrigado pela confiança, pela força e, sobretudo, pelo desafio que agora, ainda que inconscientemente, me colocam, ao me indicarem como potencial vencedor da “Bota de Ouro da Blogosfera”.

Espero que o concurso seja justo e que os critérios não sejam ortodoxos, do estilo “tratar de uma só matéria no blog” ou “tratar de várias matérias no blog”. Há blogs que tratam de um tipo de matéria e blogs que tratam de diversas matérias.

O debate que se cria e o conhecimento que se intercambia não podem deixar de ser critérios a ter em conta.

Álea jacta est (a sorte está lançada).

Nero Kalashnikov

Anónimo disse...

1- migasbasto.blogspot.com

Book Sambo disse...

Concordo com as sugestões deixadas aqui quer pelo Basílio quer pelo Josué.

Cl@]\[d€$Ti]\[®™ disse...

1 - Clube dos Malandros ...

Gil Cambule disse...

Realmente, é impossível fazer-se um Top 5 sem uma prévia delimitação de categorias, já que a classificação de cada um irá de acordo com as suas preferências em termos de áreas aqui na blogoesfera.
Mas penso que a iniciativa é muito boa e só temos de determinar áreas de nomeação, por exemplo Socoilogia, Cultura, Direito e aí por diante.