domingo, julho 06, 2008

Jovens têm que conquistar o seu espaço - Jorge Rebelo

Segue-se o extracto da entrevista concedida pelo semanário SAVANA à Jorge Rebelo, sobre a Juventude:

-----------------------------------------------------

AS FALAS DA VELHA RAPOSA


Jorge Rebelo
Entrevista conduzida por Ericínio Salema e Paola Rolletta

Os jovens têm alguma chance na actual liderança da Frelimo?

- Não diria se têm ou não. A meu ver, não há outra alternativa, senão os jovens assumirem o seu papel. O problema é que os jovens ficam à espera de ordens. Eles têm que conquistar o seu espaço, como fizeram os “jovens do 25 de Setembro”.

Está a dizer que a juventude moçambicana é preguiçosa?

- Não. Ela ainda não assumiu essa necessidade. Os jovens têm que envolver-se, têm que reclamar o direito que têm de participar da governação do país. Agora temos, por exemplo, a luta contra a pobreza, na qual os jovens têm que se envolver como fizeram os do “25 de Setembro”, visando a libertação do país. Em relação à corrupção, ela é de facto uma das grandes queixas dos jovens actualmente. Falo da corrupção generalizada, que é vista como impune. Então, os jovens, já que o sistema é assim, eles é que têm que se envolver, denunciando, reagindo, pautando-se por comportamentos de honestidade.

A que jovens se está a referir? Aos da Frelimo ou a todos os jovens moçambicanos, numa altura em que um general da Frelimo veio a público dizer que os jovens podem vender o país?

- Li isso e tentei interpretar. A interpretação que eu dou é esta: há jovens cuja única preocupação é darem satisfação aos seus interesses. E nós vemos que muitos jovens estudam, tiram cursos e a sua única preocupação é arranjar um emprego, que os remunere muito acima da média. Nesse processo, muitas vezes eles não olham a meios, daí envolverem-se em esquemas.

Não acha que os jovens fazem isso por causa dos exemplos que (não) têm?

- Essa é a questão. O exemplo é fundamental. Samora, por exemplo, dizia: “um dirigente pode fazer mil discursos sobre o mal que significa roubar bens do Estado, mas se ele roubar, ninguém lhe vai dar crédito”. O exemplo arrasta; as palavras talvez influenciem. Portanto, não há dúvidas de que os jovens têm, hoje, maus exemplos. Vêem muitos dirigentes, não todos, a enriquecerem sem olharem a meios. Então, isso passa a ser visto como uma coisa normal, aceitável. Sobre como mudar o exemplo, o nosso exemplo, teríamos que nos mudar a nós próprios, o que é mais difícil.

SAVANA – 04.07.2008

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que existe um certo exagero nas abordagens do Camarada Hama Thai. Ha aqui um esforço em generalizar o comportamento de alguns que acabam manchando a todos. Gostaria de fazer um apelo aos kotas. Dêm-nos espaço e uma chance para poder-mos provar o que valemos, e parem de nos criticar com pretesto de segurar as cadeiras do poder por mais algun tempo. Será que hoje não sentem nenhum orgulho pelo Edson, Galiza e outros que bem estão a dignificar os jovens... O pais está abraços com uma situação em que os jovens precisam de um lugar por exemplo no sector público mas o que se verifica é que temos kotas sentados sem nada fazer, atingindo a idade da reforma e continuarem no activo chegando até a assinarm contractos de trabalho só para ocuprem mais algun tempo a cadeira e nada fazer. Será que estes ajudam o jovem a desenvolver-se desse jeito??? Este jovem formado, frustrado por não conseguir nada para fazer num país que muito quer de ideias jovens, mas que por caprichos de quem quer manter a sua posição não passa as pastas para o seu filho porque durante o tempo que esteve naquele lugar nada conseguiu fazer e então acha que só hoje vai conseguir fazendo esquemas ilicitos pois quer ganhar em grande medida. Esquece que faz isto com um jovem ou ainda com um jovem a ver. Claro que este Jovem vê e aprende com muita facilidade e ainda consegue montar um esquema muito mais intelegente e o seu golpe é de mestre. Não o culpem por favor ele aprendeu de alguém... mas enfim vou trabalhar pois este Estado precisa muito ainda de mim..

Um Abraço