sexta-feira, fevereiro 27, 2009

ESCRITORES, DEIXEM PADRE COUTO TRABALHAR

ESCRITORES, DEIXEM PADRE COUTO TRABALHAR

A 09.01.09 o Semanário Savana publicava nas suas páginas 30, destinada a publicidade, uma carta aberta com o título "Escritores escrevem ao Padre Couto". Título que, à primeira, convidou-me a reflectir para um pedido econemico por parte dos "Escritores". Enganei-me, eram 28 pontos em que os "escritores" tentavam arrancar e destruir a reforma curricular em voga na UEM, a nossa Universidade mor.
Três dos 28 pontos tornaram-se nos meus pensamentos corrupio de viagens à nossa realidade actual no Ensino Superior. Deste modo, começo por dizer que os detractores do novo Plano Curricular ao escreverem abertamente ao Padre-Reitor, além de conseguirem tornar polémico o início desse ano lectivo na UEM, dão espaços de se debater, fora da UEM, duas questões:
Manter um modelo de Universidade que têm falhado em grande parte da sua missão, onde a maioria dos seus formandos distinguem-se pela mediocridade, ao serem meros transmissores do que encontraram nos livros e nas muitas cadeiras que não tem relevância para o papel que desempenham na sociedade; ou
Enveredar por um modelo praticado pelos países da região e assim garantir, em termos gerais, uma maior mobilidade (a possibilidade de mudança de rumo e/ou de país por exemplo), uma maior empregabilidade e uma maior confiança dos empregadores nos diplomas, quer em Moçambique quer na SADC.
Os "escritores" detractores, assim como os defensores da 1ª questão, procuram fazer acreditar que continuar a propiciar aos estudantes um sem fim de cadeiras que os ajudava "num exercício amplo de conhecimento e de cultura geral", a UEM estará a cumprir grande parte dos seus deveres que não foram vistos ao longo desse tempo. Como pode?!! Basta uma pequena busca aos anais do saber para verificar que rabiscando o que de importante veio da Universidade nestas últimas décadas, na cultura, nas artes, na tecnologia, na inovação, na administração pública, no desporto, no olhar crítico sobre a sociedade, na intervenção e no acompanhamento permanente da vida económica e social, a lista não sairá de um paragrafo de 2 linhas!
Mais, se procurarmos saber o que de melhor se fez na economia, na agricultura (a base de desenvolvimento constitucionalmente consagrado), na saúde pública, na investigação, na ligação às empresas, na formação ou no acompanhamento das realidades públicas, constataremos que, além de quase tudo ter sido feito fora da Universidade, muito pouco apresentou na investigação autónoma. Foi deficiente na ligação às empresas. Assim-assim na formação, com profissionais incultos e mal preparados. Mais ou menos no Ensino, de qualidade medíocre. Muito mal no acompanhamento das realidades públicas, economia, sociedade, demografia, políticas públicas, habitação, saúde pública, sistemas de transportes, administração pública... Mas muito bem a albergar dezenas de milhares de candidatos e de assim colaborar no formidável crescimento da população a frequentar o Ensino Superior. Afinal onde andou o tão defendido curriculum com um leque riquíssimo de cultura geral?! É esse modelo que prioriza a quantidade que queremos?
Meus caros Escritores! Defender o novo plano curricular e a posição do Padre Couto é dizer que a Universidade só é melhor quando acompanha as mudanças da sociedade em que ela vive! Quando apresenta ideias abraçadas à primeira pelas empresas, pelo Governo. Quando é capaz de apresentar um elevadíssimo grau de responsabilidade, compatível com uma enorme autonomia dos seus formandos. Quando é um local da maior criatividade possível e de incontido espírito inovador.

Os pontos 25 (... os docentes estão de acordo quanto às vantagens do modelo. Mas ele não começa com a UEM sozinha na corrida. Deve envolver o ensino secundário e pré-universitário.) e 26 (Ajude a transformar a (inaceitável) 12ª +1 ou a 7ª +3 em algo mais benéfico para o professor em Moçambique, eliminando definitivamente a banalização da tão nobre profissão.) mostram que o crescimento dos docentes foi feito em detrimento continuado da qualidade e do rigor, pelo facto, o grau de desperdício que se verifica no Ensino Superior é enorme. Ai, estou de acordo! Contudo, parece-me que os Escritores procuram extravasar os limites da Universidade e reduzir as suas competências. Pois, o que a Universidade têm a ver com formação de professores de 12ª +1 ou 7ª +3 se estes estão sob alçada dum Ministério de Educação? Mais, como é que uma Universidade que têm legitimidade de inovar perante os seus conhecimentos científicos, deve ir a reboque dum ensino secundário para implementar um Modelo que beneficie seus formandos?

Numa altura em que a economia mundial está de ..."tangas" e necessita renascer das cinzas com novos conceitos e novos protagonistas/ paradigmas. A especulação e a incompetência académica deve dar lugar a balões de oxigénio que deixem de lado ideias nostálgicas de promoção de continuidade da mediocridade. Todas as iniciativas que tragam mais valia competitiva aos quadros da Nação devem ser acarinhadas e aplaudidas. Não devemos nos contentar com a marginalização dos nossos quadros quando concorrem com os da região só porque estes, apesar de terem menor carga horária lectiva, têm mestrado de 3+1.

Para findar esta discussão, resta dizer que, acreditando que é mentira que a água, batendo, batendo a rocha, a consiga, de facto, furar, só se for em séculos, nunca em anos – que o digam os 10 anos em que o Curriculum da UEM ficou para ser revisto - , a revolução da Eucaristia Couto, em si, é salutar. Pelo que, se me perguntam se sou a favor, digo que sim. Se perguntam o porquê, direi porque quero, no mesmo tempo útil, ser compatível, competitivo e atractivo como os estudantes da região austral de África. Só assim não estaremos em alheamento absoluto perante o mercado de trabalho austral ou internacional que exige Mestrado de 3+1 contra os de 5+2 praticados por nós.

miko cassamo

PS: Os detractores da mudança curricular tentam fazer passar que o Curriculum está sendo feito sem se consultar a ninguém e a pressas, o que não é bom evidentemente! Contudo, vendo que um dos integrantes da Reforma da UEM é o Professor Doutor Firmino Mucavele, homem que deixou marcas na NEPAD e que contra certas correntes se bateu a favor da integração desta peróla do índico no mercado regional da SADC... Nada tenho a dizer quanto a integridade do documento. Só me resta aconselhar os caríssimos escritores a voltarem no tempo, início dos anos 90, e escutarem as baladas marcantes dos Scorpion na sua Wind of Change ou, se preferirem, ouvirem respira fundo - tempo di cambia de Justino Delgado!

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